sábado, novembro 18

“um milhão de mortos é uma estatística, um morto é uma tragédia.”

"A seguir à sida, a doença infecciosa que mais mata no Mundo é a tuberculose. Cinco mil mortos por dia, o equivalente a cerca de 1,7 milhões de mortos por ano.

Perante estes números dramáticos, como pode esta pandemia ser tão subestimada, tão mal conhecida, tão ignorada pela maioria das pessoas? Como se generalizou tão facilmente a ideia de que a tuberculose era a doença dos românticos do século XIX?

A tuberculose NÃO é uma doença do passado.

A tuberculose NÃO é uma doença dos outros.

A tuberculose NÃO é um mal alheio nem um problema individual.

Em Portugal, são dois milhões os infectados com as bactérias. Muitos sem saber que as têm, muitos que nunca vão desenvolver tuberculose.

Mas ela existe e NÃO deve ser ignorada.

Centros de Diagnóstico Pulmonar (CDP) - Aqui se se faz o diagnóstico da tuberculose, bem como o tratamento em ambulatório dos doentes e o rastreio dos que com eles convivem.

No Mundo, a cada segundo, mais uma pessoa engrossa a lista de infectados. E, a cada 15 segundos, alguém deixa essa lista para passar a constar de outra, a de mortos.

Esperemos que o mundo abra os olhos para esta grande ameaça e vá a tempo de prevenir o pior."

in Correio da Manhã Online(adaptado)

0 comments:

Enviar um comentário

Direito à igualdade

"O(a) trabalhador(a) ou candidato(a) a emprego do sector privado ou público tem direito a igualdade de oportunidades e de tratamento no que se refere ao acesso ao emprego, à formação e promoção ou carreira profissionais e às condições de trabalho, não podendo ser privilegiado(a), beneficiado(a), prejudicado(a), privado(a) de qualquer direito ou isento(a) de qualquer dever em razão, nomeadamente, de ascendência, idade, sexo, orientação sexual, estado civil, situação familiar, situação económica, instrução, origem ou condição social, património genético, capacidade de trabalho reduzida, deficiência, doença crónica, nacionalidade, origem étnica ou raça, território de origem, língua, religião, convicções políticas ou ideológicas e filiação sindical, devendo o Estado promover a igualdade de acesso a tais direitos."

Somos todos iguais

Somos todos iguais

Luta para a igualdade

Luta para a igualdade

  © Blogger template Coozie by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP